Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
OK
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
  • Cotidiano
  • Política
  • Economia
  • Mundo
  • Esporte
  • Cultura
  • Opinião
Procurar
  • Anuncie
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
© 2024 - BRASIL EM FOLHAS S/A
Leitura: Gaúcho recebe caneta emagrecedora pelo SUS em projeto-piloto
Compartilhar
Notificação Mostrar mais
Font ResizerAa
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
Font ResizerAa
  • Política
  • Cotidiano
  • Economia
  • Mundo
  • Esporte
  • Cultura
  • Opinião
Procurar
  • Home
    • Política
    • Cotidiano
    • Economia
    • Mundo
    • Esporte
    • Cultura
    • Opinião
  • Anuncie
  • Fale Conosco
  • Expediente
Have an existing account? Sign In
Follow US
  • Anuncie
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
© 2024 BRASIL EM FOLHAS S/A
Notícias

Gaúcho recebe caneta emagrecedora pelo SUS em projeto-piloto

Carla Fernandes
Última atualização: 26 de junho de 2026 21:48
Carla Fernandes
Compartilhar
Tempo: 2 min.
Compartilhar

Um motorista de 39 anos, residente em Porto Alegre, foi o primeiro gaúcho a receber a aplicação de caneta emagrecedora fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nesta sexta-feira (26). O procedimento faz parte de um projeto-piloto federal em parceria com o Grupo Hospitalar Conceição (GHC), que acompanha 250 pacientes.

O tratamento, que utiliza semaglutida como princípio ativo, foi realizado em cerimônia com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, no Centro de Oncologia e Hematologia do Hospital Conceição. Os participantes do estudo possuem comorbidades associadas à obesidade mórbida e serão monitorados por 24 meses para avaliar a perda de peso.

O objetivo do estudo é coletar dados clínicos e financeiros para determinar a possibilidade de o medicamento ser incorporado à rede pública, visto que atualmente ele é vendido apenas em estabelecimentos particulares. O ministro Padilha afirmou que o Brasil se torna pioneiro no uso da caneta emagrecedora em sistema público universal, o que pode reduzir a necessidade de cirurgia bariátrica.

A iniciativa ocorre em um contexto de aumento da obesidade no país. Dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde, indicam que o contingente de brasileiros com sobrepeso e obesidade mais que duplicou desde 2024, atingindo 25,7% da população.

O diretor-presidente do GHC, Gilberto Barichello, comentou que o Rio Grande do Sul apresenta um dos maiores índices de sobrepeso e obesidade do país. Um pesquisador do projeto, Fernando Anschau, explicou que o grupo de pacientes, que busca uma “ponte para a cirurgia bariátrica”, possui 91% com obesidade mórbida, sendo o trabalho bancado pela Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs).

TAGGED:medicamentoobesidadePorto Alegreprojeto-pilotosaúde públicaSUS
Compartilhe esta notícia
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Copiar Link Print
Notícia Anterior Caprichoso Abre Festival de Parintins com Espetáculo Histórico
Próximo notícia sitemap.xml
Banner
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
Follow US
© 2024 BRASIL EM FOLHAS S/A
Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?