A Prefeitura de Goiânia ampliou os serviços de saúde nas unidades de atenção primária, incluindo a coleta de exames laboratoriais aos sábados, a partir de 27 de junho. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), disponibilizará 210 vagas neste sábado para a população.
A ampliação permite que o cidadão realize diversos cuidados em um único atendimento, sem necessidade de faltar ao trabalho durante a semana, conforme declarou o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer. Ele afirmou que o objetivo é tornar a Atenção Primária mais resolutiva e acessível, promovendo agilidade no diagnóstico e acompanhamento da saúde.
Serão oferecidos 21 tipos de exames, como hemograma completo, glicose, creatinina e ureia. O atendimento ocorre mediante agendamento na unidade de saúde mais próxima, embora parte das vagas permaneça para demanda espontânea, após avaliação da equipe assistencial.
Além da coleta, as unidades abertas aos sábados oferecem consultas médicas e de enfermagem, vacinação, atendimentos odontológicos e testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Nos dois primeiros sábados de funcionamento, foram realizados mais de 2,5 mil atendimentos.

