A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove a 13ª Conferência Municipal de Saúde entre os dias 1º e 3 de julho. O encontro reúne usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores, gestores e a sociedade civil para discutir a situação da saúde no município e definir propostas de fortalecimento das políticas públicas.
O evento, que ocorrerá no Auditório da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG), tem como tema “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”. Segundo o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, a conferência é um espaço de diálogo para que os participantes avaliem os desafios e proponham soluções que alinhem as políticas à necessidade da população.
A presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Flaviana Barbosa, afirmou que a conferência reforça a democracia participativa como pilar do SUS. O encontro está estruturado em quatro eixos temáticos: democracia e soberania, financiamento do SUS, impactos de emergências climáticas e organização da rede de atenção.
As propostas aprovadas nas etapas municipais são instrumentos previstos na legislação brasileira e auxiliam no planejamento e orçamento do SUS. A conferência sucede sete etapas distritais realizadas entre 2 e 15 de junho e serve como preparatória para a 11ª Conferência Estadual de Saúde de Goiás e a 18ª Conferência Nacional de Saúde.

