O governante Babiš anunciou o fim das taxas de concessão de rádio e televisão, transferindo o financiamento das emissoras públicas para o orçamento estatal. A medida, aprovada pelo governo, implica uma redução de cerca de 15% nos orçamentos das instituições, o que pode levar a cortes de pessoal e produção.
Babiš declarou em rede social que o encerramento das taxas era necessário, citando que o governo anterior aumentou os custos e expandiu o número de pagantes. O premiê afirmou que a nova lei extingue o sistema de taxas e direciona o financiamento da Televisão Checa e do Rádio Checo ao orçamento nacional.
A mudança implica que os orçamentos das duas instituições serão reduzidos em aproximadamente 15%. A Televisão Checa e o Rádio Checo comunicaram que, devido às economias, podem limitar a produção de programas e demitir entre 450 e 700 funcionários. Em resposta, iniciativas de funcionários planejam uma greve de um dia para 22 de junho, manifestando descontentamento com os passos do gabinete.
O governante Babiš assegurou que as emissoras receberão o mesmo valor de 2024, garantindo financiamento estável e proteção contra inflação. Ele explicou que o modelo segue a tendência europeia, mas alertou que o gerenciamento das emissoras deve se tornar mais transparente e econômico.

