O presidente Lula (PT) intensificou agendas no Rio de Janeiro nesta semana para aproveitar o enfraquecimento do palanque do senador Flávio Bolsonaro (PL) no estado. Em dois dias, participou de cinco eventos ao lado do governador interino Ricardo Couto, cuja gestão é vista com bons olhos por pesquisas internas do PT. O principal ato foi a assinatura do Propag, que reduz a dívida fluminense de R$ 210,6 bilhões para R$ 168,5 bilhões.
Lula também assinou convênios do Novo PAC para obras em três favelas, no valor de R$ 700 milhões. Durante os discursos, Couto manteve postura neutra, mas agradeceu pelo programa, chamando-o de “presente”. O presidente elogiou o governador interino e disse que sua tarefa é “moralizar a política e acabar com a corrupção no Rio de Janeiro”.
A estratégia petista visa reverter a vantagem que Jair Bolsonaro (PL) obteve no estado nas últimas eleições: 14 pontos percentuais em 2022 e 36 em 2018. O palanque de Flávio foi fragilizado após Cláudio Castro, aliado, desistir da pré-candidatura ao Senado devido a operações da Polícia Federal. O STF ainda decide sobre a permanência de Couto no cargo.

