O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump interagiram em dois momentos durante a cúpula do G7, realizada em Évian-les-Bains, França, na terça-feira, dia 16. As interações ocorreram em eventos sociais, e os líderes não realizaram reunião bilateral formal.
Durante um evento social organizado pelo presidente francês Emannuel Macron, Lula e Trump se cumprimentaram e conversaram brevemente. Auxiliares de Lula informaram que a conversa durou de um a dois minutos e não abordou as ofensivas dos EUA contra o Brasil.
As tratativas comerciais entre Brasil e Estados Unidos seguem em nível ministerial. O país busca evitar uma nova ofensiva de tarifas que poderia elevar a carga total para 37,5%. Em novembro de 2025, houve um avanço quando a Casa Branca eliminou a tarifa de 40% aplicada a diversos produtos brasileiros.
O governo brasileiro avalia que a proposta de tarifa adicional de 25%, baseada em supostas práticas comerciais desleais, ainda pode ser revertida por negociação. Contudo, a sobretaxa de 12,5%, ligada à alegação de falta de ações contra trabalho forçado, é vista como decisão consolidada pela equipe brasileira.

