A Microsoft anunciou nesta quarta-feira (24) que reduziu em 90% o consumo de água em seus data centers nos últimos 20 anos, atingindo a meta de ser ‘water positive’ em suas operações globais, segundo a empresa.
A companhia usou 0,27 litro por quilowatt-hora no último ano, três vezes melhor que a média do setor. A Microsoft também alcançou a meta de repor mais água doce globalmente do que consome, estabelecida para 2030.
As conquistas ocorrem em meio a crescentes preocupações públicas sobre o uso de água por data centers. Comunidades e lideranças locais têm protestado e aprovado moratórias para novas construções. A Microsoft lançou a iniciativa Community-First AI Infrastructure para cobrir custos de eletricidade e abrir mão de incentivos fiscais.
A empresa também apoia o Ratepayer Protection Act, projeto de lei no Congresso dos EUA que trata dos impactos na conta de luz. Em postagem, Judy Priest e Steve Solomon, executivos da Microsoft, afirmaram que a empresa segue “profundamente comprometida” com a proteção da água e continua avançando inovações em data centers.

