Um motorista foi autuado pela Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) após ser flagrado descartando óleo de motor em uma Zona de Preservação Ambiental (ZPA) às margens do Rio Cocó, em Fortaleza. O ato, ocorrido na última quarta-feira (17), foi registrado por equipes do Centro Integrado de Videomonitoramento (CIVFor).
A fiscalização identificou o homem despejando o conteúdo de um tanque na área protegida do Bairro Boa Vista. Após o primeiro registro, o condutor retornou ao local e retomou o descarte irregular, sendo flagrado novamente por agentes da Guarda Municipal, que acionaram a Agefis para a autuação administrativa.
O ato é classificado como infração gravíssima, conforme o Art. 764 do Código da Cidade (Lei Complementar nº 270/2019), que proíbe a degradação ambiental em Unidades de Conservação. As penalidades variam de R$ 303,75 a R$ 48.600, podendo exceder R$ 100 mil com agravantes.
Além da multa, o veículo utilizado na infração foi apreendido e levado ao pátio da Agefis. A Guarda Municipal informou que o responsável foi encaminhado à 16ª Delegacia da Polícia Civil para os procedimentos legais cabíveis, devido ao descarte de substância potencialmente poluidora em área protegida.

