Governo de São Paulo reduziu em 29% o desmatamento da Mata Atlântica entre 2024 e 2025, segundo dados do Atlas da Mata Atlântica. Plataforma ‘Monitora Bio SP’ registrou mais de 123 mil registros independentes de fauna silvestre.
A Fundação Florestal, vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil), informou que o estado passou de 49 hectares desmatados para 35 hectares de vegetação nativa suprimida no período. A plataforma ‘Monitora Bio SP’, lançada recentemente, já reúne mais de 123 mil registros independentes de fauna silvestre e cerca de 116 mil registros de indivíduos em Unidades de Conservação administradas pela Fundação Florestal.
O muriqui-do-sul, maior primata das Américas e um dos animais mais ameaçados da Mata Atlântica, registrou 253 avistamentos e 1.340 indivíduos monitorados entre 2023 e 2026, com evidências de ocupação contínua no Vale do Ribeira e na Serra do Mar, áreas conectadas por extensos corredores florestais.

