A senadora Teresa Leitão foi escolhida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva como nova líder do governo no Senado nesta quinta-feira (25). Sua atuação terá como foco principal o avanço de pautas como o fim da escala de trabalho 6×1 e a PEC da Segurança Pública.
A escolha de Leitão substitui o senador Jaques Wagner, que se afastou da função após ser alvo de operação da Polícia Federal relacionada ao caso do Banco Master. A senadora afirmou que buscará fortalecer a articulação entre o Palácio do Planalto, a base aliada e os parlamentares, visando o avanço de medidas de interesse do governo.
As duas propostas prioritárias do Executivo, o fim da escala 6×1 e a PEC da Segurança Pública, aguardam andamento do presidente do Senado, Davi Alcolumbre. O ministro José Guimarães, da Secretaria de Relações Institucionais, comentou que a experiência política de Leitão será fundamental para fortalecer a articulação do governo no Senado.
Teresa Leitão, que é professora e sindicalista, ocupa o cargo em um momento de relação tensionada entre o governo e o presidente do Senado. Ela declarou que assumirá a liderança com os princípios de “lealdade, diálogo, disciplina e trabalho”.

