O tráfego no Estreito de Ormuz começou a ser retomado, com petroleiros ligados ao Irã reaparecendo no Sistema de Identificação Automática (AIS) e se movendo pelo Golfo de Omã. A movimentação ocorre em função do memorando de entendimento firmado entre os EUA e o Irã, segundo dados de Kpler e Marine Traffic.
Pelo menos quatro petroleiros carregados reapareceram no AIS no dia 16, após carregarem petróleo bruto na Ilha de Kharg no início deste ano. As embarcações de grande porte (VLCCs) Hero II e Diona, cada uma transportando cerca de 2 milhões de barris de petróleo bruto, navegaram para sudeste. Essas navios parecem ter passado da fronteira de bloqueio entre o Golfo de Omã e o Mar Arábico sem destino final declarado, conforme publicação da Marine Traffic.
O navio Suezmax Sonia I seguiu rota de saída similar. O VLCC Amber também reativou o AIS perto da foz leste do Estreito de Ormuz, apresentando dados limitados de movimento. A Marine Traffic comentou que o pano de fundo legal permanece incerto, mas a reativação simultânea sugere decisão coordenada dos operadores.
Em publicação paralela, o Tanker Trackers informou que essas são as primeiras exportações de petróleo bruto do Irã em dois meses.

