Os municípios do Rio Grande do Sul receberão a vacina Pneumo 20 a partir de julho, após o Ministério da Saúde incluir o imunizante no calendário básico do Sistema Único de Saúde (SUS). O fármaco protege contra 20 sorotipos da bactéria Streptococcus pneumoniae, que causa doenças graves como meningite e pneumonia.
A inclusão da vacina Pneumo 20 no calendário básico do SUS visa ampliar a cobertura de proteção contra a bactéria Streptococcus pneumoniae. O imunizante atua contra 20 sorotipos do microrganismo, que é responsável por diversas complicações de saúde.
Segundo o Ministério da Saúde, a chegada do fármaco aos municípios gaúchos ocorrerá por meio das remessas estaduais a partir de julho. A vacinação é direcionada à prevenção de doenças sérias, como meningite e pneumonia, causadas pela bactéria.

