Quatro pessoas foram presas em flagrante por furto de energia elétrica em municípios do Entorno do Distrito Federal. As prisões ocorreram nesta quinta-feira, 18, em Luziânia, Valparaíso de Goiás e Águas Lindas de Goiás, durante fiscalizações conjuntas.
As ações foram realizadas pela Polícia Civil, Polícia Científica e Equatorial Goiás. As equipes identificaram ligações clandestinas, conhecidas como “gatos”, em uma empresa de reciclagem, uma fábrica de blocos, um mercado e uma residência. Os locais estavam conectados irregularmente à rede elétrica, sem a devida medição do consumo.
Os responsáveis pelos estabelecimentos e pelo imóvel residencial foram levados à delegacia e autuados em flagrante pelo crime de furto de energia. Em dois dos casos, a autoridade policial arbitrou fiança, que foi paga pelos investigados. Os demais procedimentos seguem sob responsabilidade da Polícia Civil.
O furto de energia configura crime e representa riscos à rede elétrica, como sobrecarga do sistema, interrupções no fornecimento, curtos-circuitos e incêndios. As fiscalizações fazem parte do trabalho permanente de combate a fraudes em Goiás.

