O governo federal retirou temporariamente do ar o sistema Defesa Civil Alerta após suspeita de ataque hacker. A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil acionou a Polícia Federal para investigar o incidente, que resultou no envio de mensagens falsas para celulares em várias regiões do país.
A suspensão da plataforma, responsável por disparar alertas extremos e severos, ocorreu após invasores supostamente obterem acesso indevido ao sistema durante a madrugada. Segundo a Defesa Civil Nacional e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, o serviço só será restabelecido após a conclusão de verificações de segurança.
O alerta falso, que utilizou o mecanismo de notificação de emergência, chamou atenção por conter a expressão “misantropi4”. Os primeiros registros da ocorrência foram no Paraná, seguidos por disparos em São Paulo e no Rio de Janeiro. A ferramenta afetada opera com a tecnologia Cell Broadcast, que permite o envio simultâneo de mensagens a aparelhos em áreas específicas, e sua infraestrutura é gerida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
A Polícia Federal atuará na identificação da origem da invasão e dos responsáveis pelo envio das mensagens. As autoridades priorizam o retorno do sistema, considerado estratégico para a proteção da população em situações de emergência.

