O órgão iraniano responsável pelo Estreito de Ormuz anunciou a dispensa de taxas de uso do estreito por um período de 60 dias. A medida ocorre em função de um memorando de entendimento assinado com os Estados Unidos nesta semana, segundo a Autoridade do Estreito do Golfo Pérsico (PGSA).
A isenção de taxas abrange custos de segurança, proteção, serviços ambientais e seguros relacionados ao trânsito marítimo no Estreito de Ormuz. A PGSA informou que, embora as taxas sejam dispensadas, as embarcações devem coordenar rotas e horários de trânsito com antecedência.
Os navios que desejarem passar pelo estreito enquanto o acordo provisório estiver em vigor devem apresentar pedidos de trânsito com, no mínimo, 48 horas de antecedência. Essa exigência visa garantir a navegação segura, considerando áreas afetadas por minas.

