Quatro aparelhos de raio-x foram encontrados em um ferro-velho na região central de Anápolis, Goiás. Um técnico da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) afirmou que os equipamentos não apresentam risco de contaminação, pois não há radiação gama no local, segundo vistoria realizada após denúncia anônima.
A informação foi divulgada pelo prefeito Márcio Corrêa. A Cnen, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), realizou a inspeção. Apesar da conclusão preliminar da Cnen sobre a ausência de perigo, o local permaneceu isolado, conforme relatado pelo prefeito.
A Vigilância Sanitária de Anápolis informou que os aparelhos são da década de 1960 e teriam sido originalmente destinados ao Vietnã. Um tenente do Corpo de Bombeiros explicou que os equipamentos foram adquiridos em um leilão realizado em Brasília e permaneceram na empresa por cerca de 10 anos.
Além da Cnen, a Defesa Civil e a equipe de Meio Ambiente acompanham o caso. A suspeita, segundo o prefeito, é de que os equipamentos sejam de origem norte-americana, dos Estados Unidos.

