A Prefeitura de Niterói recebeu um prêmio em São Paulo por seu projeto Operação Asfixia, na categoria “Melhores Práticas na Gestão Pública”. A iniciativa, coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), utiliza inteligência e tecnologia para combater a criminalidade na cidade.
O Smart City Business Brazil Congress 2026, evento focado em cidades inteligentes da América Latina, reconheceu a atuação do GGIM. O secretário do GGIM, Felipe Ordacgy, afirmou que a tecnologia potencializa a capacidade de resposta do poder público quando aplicada de forma estratégica e coordenada entre instituições. Segundo Ordacgy, a Operação Asfixia gera resultados concretos para a população.
A Operação Asfixia reúne órgãos municipais e forças de segurança no combate a delitos patrimoniais e crimes de receptação, baseando-se em inteligência de dados. Desde o início em 2025, o projeto realizou 21 operações e fiscalizou 41 estabelecimentos.
As ações resultaram na prisão ou condução de 18 pessoas, além de 21 interdições e 28 autuações. Foram apreendidos 13 máquinas de jogos de azar, 12 quilos de fios de cobre, 28 botijões de gás, uma balança, 51 cápsulas deflagradas e duas munições de calibre 9 milímetros.

