A Suíça confirmou a realização de negociações na sexta-feira, 19, perto de Lucerna, para discutir a aplicação do protocolo de acordo firmado entre Estados Unidos e Irã. O encontro, que ocorrerá em Bürgenstock, contará com a presença dos mediadores Paquistão e Catar.
O Ministério das Relações Exteriores da Suíça anunciou que os representantes dos Estados Unidos e do Irã se reunirão na sexta-feira. O memorando de entendimento, que visa encerrar a guerra no Oriente Médio, foi assinado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e pelo presidente do Irã, em encontro com o presidente francês Emmanuel Macron.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Esmail Baghaei, declarou que o presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, assinou o documento digitalmente. Baghaei afirmou que as equipes de negociação de ambos os lados estariam na Suíça, sugerindo o início das conversas.
Em outra frente, o governo da Alemanha avalia uma possível participação de suas Forças Armadas em missão internacional. O objetivo seria garantir a segurança da navegação no Estreito de Ormuz, via estratégica para o tráfego mundial de energia e mercadorias.

