O líder norte-coreano Kim Jong Un anunciou nesta terça-feira (23) que a Coreia do Norte está equipando a Marinha com armas nucleares, durante a inauguração do destróier Choe Hyon, de 5 mil toneladas.
Kim declarou que o programa de nuclearização da Marinha norte-coreana está seguindo o curso planejado sem falhas e classificou a iniciativa como uma etapa estratégica para ampliar a capacidade de dissuasão do país.
Além do Choe Hyon, um segundo destróier, batizado de Kang Kon, deverá entrar em operação em breve. O país pretende iniciar a construção em série de navios de guerra estratégicos de 10 mil toneladas, categoria que colocaria a Coreia do Norte em um novo patamar de capacidade naval.
Para especialistas, a construção de unidades maiores busca reduzir a diferença de capacidade naval entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul e demonstrar a ambição de Pyongyang de fortalecer sua presença marítima.

