A Academia Carioca, programa da Prefeitura do Rio de Janeiro, celebrou 17 anos de atuação nesta quarta-feira (24).
O programa, criado em 2009, já beneficiou mais de 1,2 milhão de usuários da rede de Atenção Primária. Atualmente, conta com 203 mil participantes, sendo 57% deles com mais de 60 anos.
Com foco na melhoria dos indicadores de saúde, o programa oferece atividades como caminhadas, dança, ginástica e ações educativas. Resultados mostram que 90% dos participantes controlaram a pressão arterial, 61% reduziram o peso corporal e 52% diminuíram o índice de massa corporal.
Um exemplo é Carlos Carvalho, de 48 anos, que perdeu 40 kg em um ano. Já Maria de Lourdes Marques, de 71 anos, participa há mais de 14 anos e destaca os benefícios sociais e de saúde.

