A quinta edição da Festa da Luz começa nesta quinta-feira (25) e segue até domingo (28), das 18h às 23h, no Centro de Belo Horizonte. Com o tema ‘O Brasil é América Latina’ e direção artística de Juliana Flores, o festival reúne arte e tecnologia em diferentes pontos da cidade, com entrada gratuita.
São obras de artistas brasileiros e estrangeiros que tratam de memória, território e ancestralidade. A iluminação é o elemento central das intervenções. A abertura será com o grupo Ori Samba, da Lagoinha. Na sexta-feira (26), o Duelo de MCs volta ao Viaduto Santa Tereza. No domingo (28), o cortejo do Boi Livre BH percorre o circuito.
Entre as instalações, ‘Filhos do Sopro’, de Fefê Talavera, inspirada em figuras mexicanas, ocupa a Praça Fuad Noman e adjacências. Na Rua Sapucaí, o mexicano Ocote apresenta ‘TolTech’, que mistura culturas pré-hispânicas com elementos digitais. No Parque Municipal, obras do indígena Gustavo Caboco e de Roberta Carvalho. Na Praça Rui Barbosa, ‘Céu em Nós’, de Rafael Ski, transforma o movimento do público em imagens.
Na fachada do Edifício Chagas Dória, ‘ECO’, de Rafael Maia, Flávia Péret e Gabriel Figueiredo, propõe reflexão sobre identidade latino-americana. A Praça da Estação recebe a Mostra Latino-Americana de Videomapping, com projeções de artistas do Brasil, Bolívia, Colômbia, Guatemala e Uruguai na quinta e sexta-feira. A programação inclui ainda shows, DJs e performances itinerantes.

