O Ministério das Relações Exteriores confirmou que acompanha o caso de um brasileiro de 23 anos capturado por forças russas durante a guerra na Ucrânia. Segundo o Itamaraty, a Embaixada do Brasil em Moscou mantém contato com a família do jovem, natural de Castanhal, no Pará.
Em um vídeo divulgado, o brasileiro aparece chorando e afirma ter sido enganado por uma promessa de trabalho. “Eles mentiram para mim e me enviaram para a linha de frente, para um confronto intenso. Não era isso que tinham prometido”, disse. Ele relata que estrangeiros são tratados como “descartáveis” e usados para suprir as tropas locais.
O jovem também pede perdão à família por não ter seguido os conselhos e alerta outros brasileiros: “Pense bem antes de vir para cá e perder algo muito maior, que é a sua família. Não compensa vir atrás de dinheiro sujo”.
Em nota, o Itamaraty desaconselhou a participação de brasileiros em guerras no exterior. O ministério destacou que a assistência consular pode ser limitada pelas obrigações assumidas no alistamento. Até o momento, não há informações sobre as condições da detenção nem sobre tratativas para repatriação.

