Indicadores de desempenho do ensino médio da rede pública brasileira melhoraram significativamente entre 2022 e 2025, conforme dados do Censo Escolar 2025. O Ministério da Educação (MEC) informou que a taxa de reprovação caiu 62%, enquanto o abandono escolar recuou 61% no período.
A queda nos índices reflete o avanço na taxa de aprovação, que subiu 11%, e a diminuição do atraso escolar em 28%. O MEC atribui essa evolução à implementação de políticas públicas desde 2023, como o programa Pé-de-Meia, lançado em 2024, e o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
O ministro da Educação, Leonardo Barchini, declarou que a combinação de ações focadas na permanência e aprendizagem reduziu os índices de repetência e abandono. O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios, explicou que, se o indicador de não retorno ao ensino médio tivesse se mantido em 2022, o país teria cerca de 250 mil estudantes a menos matriculados em 2025.
Outros avanços incluem o aumento do índice de alfabetização infantil, que passou de 36% em 2021 para 66% em 2025. Além disso, a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas ampliou em 43,7% o acesso à internet em escolas públicas, beneficiando cerca de 24 milhões de estudantes com mais de R$ 3 bilhões investidos na iniciativa.

