O município e o estado do Rio de Janeiro decretaram ponto facultativo para servidores públicos na próxima segunda-feira, dia 29 de junho de 2026. A medida ocorre em função da partida da Seleção Brasileira contra o Japão, que será realizada às 14h, na Copa do Mundo 2026.
O decreto municipal, divulgado no Diário Oficial, estabelece que o ponto será facultativo nas repartições públicas, com exceção dos órgãos cujos serviços não podem parar. A Secretaria municipal de Saúde (SMS) editará resolução para regulamentar o expediente nas unidades da rede de saúde.
O governador em exercício, desembargador Ricardo Couto, também publicou decreto estadual concedendo o benefício. Contudo, tanto no município quanto no estado, serviços essenciais, como unidades de saúde e forças de segurança, funcionarão normalmente.
A decisão foi anunciada pelo prefeito Eduardo Cavaliere, que comunicou a coordenação com o governador em exercício. A paralisação afeta a administração direta, autarquias e fundações públicas estaduais e municipais.

