Uma manifestação cultural norueguesa, conhecida como “remada viking”, ocorreu na praia do Leme, no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira. O evento reuniu noruegueses para celebrar o confronto Noruega e França, misturando o tambor nórdico com sambas brasileiros.
O Consulado da Noruega no Rio de Janeiro organizou a iniciativa, que contou com a presença de dezenas de cidadãos noruegueses residentes na cidade. A ação buscou mesclar as culturas brasileira e escandinava, com um “barco nórdico” sendo formado para gritar “ro” antes da partida.
A fusão cultural foi marcada pela união do tambor nórdico, que chama o grito da remada, com sambas executados pela escola de samba Unidos da Tijuca. O escritor Ernesto Magalhães participou da coletiva, vestindo camisas de Brasil, Noruega e México.
Magalhães declarou que o melhor da Copa do Mundo é a mistura cultural que o evento proporciona. Ele explicou que a combinação de vestimentas reflete seu apreço por diferentes países, citando o México, que também joga no torneio.

