A Guarda Revolucionária do Irã (IRGC) negou nesta sexta-feira a existência de um canal direto de comunicação com os Estados Unidos para tratar da segurança no Estreito de Ormuz. A declaração contradiz informações divulgadas anteriormente pela agência estatal iraniana e por fontes americanas.
Um porta-voz da IRGC afirmou, em comunicado enviado via Telegram, que as alegações sobre o tema são “completamente falsas” e foram “categoricamente desmentidas”. O militar do grupo paramilitar iraniano declarou que “isso não aconteceu e não acontecerá”, acrescentando que o Estreito de Ormuz é território do Irã e não possui relação com os Estados Unidos.
A posição iraniana diverge de informações divulgadas nos últimos dias. Na segunda-feira, Mohammad Bagher Ghalibaf, presidente do Parlamento iraniano e chefe da delegação negociadora, afirmou que Teerã e Washington haviam acordado mecanismos de cooperação para a navegação em Ormuz. Tais mecanismos incluíam uma linha telefônica direta e um centro de contato para gerenciar incidentes com embarcações.
Mais cedo nesta sexta-feira, a imprensa estatal também informou que Irã e EUA haviam estabelecido um canal de comunicação para evitar incidentes militares no estreito. Essa comunicação estaria ligada a negociações realizadas na Suíça, visando implementar dispositivos do Memorando de Entendimento de Islamabad.

