Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
OK
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
  • Cotidiano
  • Política
  • Economia
  • Mundo
  • Esporte
  • Cultura
  • Opinião
Procurar
  • Anuncie
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
© 2024 - BRASIL EM FOLHAS S/A
Leitura: Gaúcho recebe caneta emagrecedora pelo SUS em projeto-piloto
Compartilhar
Notificação Mostrar mais
Font ResizerAa
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
Font ResizerAa
  • Política
  • Cotidiano
  • Economia
  • Mundo
  • Esporte
  • Cultura
  • Opinião
Procurar
  • Home
    • Política
    • Cotidiano
    • Economia
    • Mundo
    • Esporte
    • Cultura
    • Opinião
  • Anuncie
  • Fale Conosco
  • Expediente
Have an existing account? Sign In
Follow US
  • Anuncie
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
© 2024 BRASIL EM FOLHAS S/A
Notícias

Gaúcho recebe caneta emagrecedora pelo SUS em projeto-piloto

Carla Fernandes
Última atualização: 26 de junho de 2026 21:48
Carla Fernandes
Compartilhar
Tempo: 2 min.
Compartilhar

Um motorista de 39 anos, residente em Porto Alegre, foi o primeiro gaúcho a receber a aplicação de caneta emagrecedora fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nesta sexta-feira (26). O procedimento faz parte de um projeto-piloto federal em parceria com o Grupo Hospitalar Conceição (GHC), que acompanha 250 pacientes.

O tratamento, que utiliza semaglutida como princípio ativo, foi realizado em cerimônia com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, no Centro de Oncologia e Hematologia do Hospital Conceição. Os participantes do estudo possuem comorbidades associadas à obesidade mórbida e serão monitorados por 24 meses para avaliar a perda de peso.

O objetivo do estudo é coletar dados clínicos e financeiros para determinar a possibilidade de o medicamento ser incorporado à rede pública, visto que atualmente ele é vendido apenas em estabelecimentos particulares. O ministro Padilha afirmou que o Brasil se torna pioneiro no uso da caneta emagrecedora em sistema público universal, o que pode reduzir a necessidade de cirurgia bariátrica.

A iniciativa ocorre em um contexto de aumento da obesidade no país. Dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde, indicam que o contingente de brasileiros com sobrepeso e obesidade mais que duplicou desde 2024, atingindo 25,7% da população.

O diretor-presidente do GHC, Gilberto Barichello, comentou que o Rio Grande do Sul apresenta um dos maiores índices de sobrepeso e obesidade do país. Um pesquisador do projeto, Fernando Anschau, explicou que o grupo de pacientes, que busca uma “ponte para a cirurgia bariátrica”, possui 91% com obesidade mórbida, sendo o trabalho bancado pela Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs).

TAGGED:medicamentoobesidadePorto Alegreprojeto-pilotosaúde públicaSUS
Compartilhe esta notícia
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Copiar Link Print
Notícia Anterior Atacante uruguaio é expulso e Uruguai é eliminado da Copa do Mundo
Próximo notícia sitemap.xml
Banner
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
Follow US
© 2024 BRASIL EM FOLHAS S/A
Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?