O Cemitério Ricardo de Albuquerque sediou, nesta sexta-feira (26), uma solenidade promovida pelo Grupo Tortura Nunca Mais/RJ em alusão ao Dia Internacional de Luta contra a Tortura. O evento reuniu familiares de desaparecidos políticos, estudantes e pesquisadores em frente ao Memorial Tortura Nunca Mais.
A cerimônia, que contou com manifestações e homenagens às vítimas da violência de Estado, visa preservar a memória histórica e promover os direitos humanos. O Dia Internacional de Luta contra a Tortura foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1997 para conscientizar sobre a erradicação da tortura globalmente.
O Memorial Tortura Nunca Mais foi criado em 2011 no local, após o encontro de 16 ossadas de desaparecidos políticos, enterradas como indigentes na década de 1990. Os restos mortais pertenciam a pessoas mortas durante a ditadura militar.
A ação posiciona o cemitério como espaço de acolhimento a iniciativas de interesse público, focadas na reflexão e na cidadania. O local realiza regularmente atividades educativas em homenagem às vítimas da repressão política.

