O Uruguai foi a única seleção sul-americana eliminada na primeira fase do Mundial 2026. Com Argentina, Brasil, Equador e Paraguai classificados para os dieciseisavos de final, a equipe uruguaia não avançou na competição.
A seleção uruguaia terminou em terceiro lugar do Grupo H com apenas dois pontos. Essa pontuação foi insuficiente para garantir uma vaga entre os oito melhores terceiros classificados para a próxima fase.
A eliminação do time, comandado por Marcelo Bielsa, gerou impacto no cenário do futebol sul-americano, sendo a única seleção afiliada à Conmebol a ser eliminada nesta etapa inicial do torneio.

