O Ministério do Petróleo do Iraque informou nesta sexta-feira (27) que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) iniciou a restauração gradual das cotas de produção do país. Bagdá apoia uma reavaliação das metas para refletir as condições econômicas e de segurança do membro, segundo o ministério.
O comunicado divulgado pela agência de notícias estatal afirmou que o Iraque busca uma reavaliação das cotas da Opep. O país, que depende do petróleo para grande parte de sua receita, tem visto queda na produção devido ao bloqueio de exportações pelo Estreito de Ormuz.
Anteriormente, fontes informaram que o Iraque considerou deixar o grupo caso a organização não permitisse um aumento significativo na produção. No entanto, o ministério petroleiro esclareceu que essa perspectiva não reflete a posição oficial do governo iraquiano. O primeiro-ministro do Iraque, Ali Faleh al-Zaidi, também não discutiu a saída do país da Opep.
A cota estabelecida para o Iraque em julho é de 4,378 milhões de barris por dia. Apesar disso, a produção atual permanece abaixo desse valor devido à interrupção no Estreito de Ormuz. O país é um dos cinco membros fundadores da Opep.

