Equipes brasileiras iniciaram neste sábado (27) uma operação de busca e resgate na Venezuela, após um terremoto atingir o país. A missão, coordenada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), visa localizar sobreviventes em uma região marcada por destruição e ausência de serviços básicos.
A operação integra uma força-tarefa internacional e foca, no primeiro dia, no salvamento de vítimas sob escombros. Os trabalhos utilizam sensores de movimento, aparelhos para detectar sinais de celulares soterrados e seis cães farejadores. O Brasil enviou cerca de 10 toneladas de materiais, uma caminhonete, 37 bombeiros militares e quatro técnicos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para a base improvisada em Los Corales.
Armin Braun, diretor do Departamento de Preparação e Socorro da Sedec, declarou que o cenário é crítico. Ele afirmou que a missão ocorre em um país devastado, sem energia e sem água, com muitas pessoas desalojadas. O governo brasileiro prepara o envio de reforços, como uma Unidade Avançada de Trauma do Hospital de Campanha da Marinha do Brasil e purificadores de água.
Segundo Braun, o Brasil participa da força-tarefa internacional nesta fase inicial de busca e salvamento, em um esforço contra o tempo para localizar os sobreviventes.

