O Museu de Zoologia da USP inaugurou a exposição temporária Amazônia: Descobertas, que convida o público a observar a grandeza do bioma amazônico focando em espécies de pequeno porte. A mostra, aberta em 3 de junho, permite que visitantes enxerguem a complexidade da fauna, como insetos e aves, com entrada gratuita até maio de 2027.
A iniciativa inverte a lógica tradicional ao colocar besouros, insetos, camarões, borboletas, anfíbios, mamíferos e aves como protagonistas. Segundo o diretor do museu, Luís Fábio Silveira, a exposição busca informar o público sobre um território vital, combatendo narrativas falsas. Ele afirmou que os museus se tornam relevantes ao oferecer um espaço seguro para o entendimento do mundo.
A mostra também prioriza a inclusão e a interação. Os itens estão dispostos em altura acessível para cadeirantes e crianças, e o percurso inclui recursos táteis e placas em braile. Além disso, a exposição destaca descobertas científicas, como uma nova espécie de besouro-de-correnteza, na qual o público pode participar da escolha do nome.
O Museu de Zoologia da USP, que possui uma coleção com mais de 12 milhões de animais, mantém a gratuidade para incentivar a visitação. A curadora, Maria Isabel Landim, comentou que o museu valoriza esses espaços de interação, sendo uma instituição dedicada à pesquisa, ensino e conservação da biodiversidade.

