Um projeto de lei em tramitação na Câmara Municipal de Goiânia propõe a criação do Dia Municipal da Sinuca. Caso a matéria seja aprovada e sancionada, a data será comemorada anualmente em 11 de setembro, visando valorizar o esporte e o lazer na capital.
A iniciativa, apresentada pelo vereador Tião Peixoto (PSDB), busca incentivar a difusão da sinuca, que é vista como prática esportiva e cultural. Segundo a justificativa do projeto, a modalidade faz parte do cotidiano dos moradores, estando presente em estabelecimentos comerciais e clubes de diversas regiões da cidade.
A justificativa afirma que a sinuca, variante brasileira do bilhar, é um “fenômeno cultural genuinamente nacional”. O texto explica que o jogo promove sociabilidade, convivência intergeracional e desenvolve habilidades como raciocínio estratégico e coordenação motora.
O esporte conta com praticantes em praticamente todos os bairros de Goiânia e movimenta torneios amadores e profissionais. Em outra cidade vizinha, Trindade, um Campeonato Nacional de Sinuca reuniu cerca de 1,2 mil participantes no início deste ano.

