A tradição gaúcha de se expor ao sol, conhecida como ‘lagartear’, traz benefícios à saúde do organismo, segundo uma nutricionista. O hábito, que frequentemente envolve o consumo de bergamota, auxilia na produção de vitaminas C e D, além de promover bem-estar e auxiliar no trânsito intestinal.
A prática regional consiste em relaxar ao sol, acompanhada da bergamota, fruta também chamada de tangerina ou mexerica. A nutricionista Kyzzy Barcelos Barbosa Rodrigues explicou que a fruta é rica em nutrientes e fonte de vitamina C, que fortalece o sistema imunológico e ajuda na absorção de ferro. O sol, por sua vez, é fundamental para a produção de vitamina D no corpo humano.
A bergamota também contribui para a saúde digestiva por ser rica em fibras, o que auxilia no trânsito intestinal e na sensação de saciedade. Além disso, a fruta contém compostos antioxidantes, como os carotenoides, que previnem o envelhecimento precoce. O potássio presente na fruta auxilia no funcionamento muscular e no controle da pressão arterial.
A especialista orienta que o consumo deve ocorrer com antecedência de atividades físicas, pois as fibras podem acelerar o funcionamento intestinal. Kyzzy Barcelos também aconselha lagartear após o almoço para intensificar a absorção de nutrientes. Ela afirma que é imprescindível consumir a fruta de forma integral, evitando sucos, para manter o controle da glicemia.

